O Fla x Flu da Garoa

Posted: 19th março 2016 by Denys Presman in Futebol
Tags: , , , ,

zico-despedida-flamengo-1989

 

Não será uma invasão. Não! Pois os milhares de torcedores já moram lá. A maior parte do Flamengo, alguns do Fluminense. Que juntos vão mostrar a São Paulo o que é um Fla x Flu. O clássico carioca pega emprestado um estádio paulista, o estádio paulista. E a um dia do jogo, já é possível ter ideia de toda a grandeza que envolve a partida: filas, 20 mil ingressos vendidos antecipadamente (quase o dobro do Palmeiras e São Paulo de semana passada), provocações de agremiações paulistas, inveja.

Curioso, já vimos times invadirem uma cidade. Centenas de ônibus para organizadas. Viajar é divertido, faz bem pra alma. É fácil e todo mundo gosta. Difícil é ser torcedor que paga IPTU,  que nasce, trabalha e vive em um local que não é a do seu time do coração.

O Flamengo subverte a ordem. Os torcedores não viajam para ver o Flamengo. O Flamengo viaja para ver os seus torcedores.

Queiram ou não queiram o clube rubro-negro da Gávea é a quinta maior torcida de São Paulo e chegando na do Santos. É normal quem torce para times de lá tentar diminuir. Sentimento pequeno, mas é bom repetir, normal. Humano. De quem não quer admitir o quanto o outro é gigante.

Mas agora, este Fla x Flu no Pacaembu não deixa dúvidas da força de uma torcida, de um time, de um clássico. Um confronto mágico, sempre se reinventando e impressionando a todos. Este é o Fla x Flu da garoa, mostrando o óbvio a São Paulo, que Fla x Flu é Fla x Flu.

 

Denys Presman é jornalista e brasileiro


Be Sociable, Share!