Por: Denys Presman
Hoje é dia. Flamengo e Corinthians. Jogão, sempre jogão. Repito: hoje é dia. Porém, com uma motivação extra que deixa o próprio jogo em segundo plano. Petkovic vai dizer adeus ao futebol. É momento para estar no estádio… pra torcer por um último gol… pra gritar “fica fica”.. para lembrar.
Merecia o Maracanã….
Eu vou estar lá. Como estive em outras despedidas de grandes craques. Aliás, sempre que um jogador deste nivel abandona o futebol é inevitável não pensar que parte da nossa vida passou. Dizer adeus não é fácil. Nem pra quem vai, nem pra quem fica, no caso, nós, os torcedores.
Têm jogadores que marcam a nossa vida. Ficou na minha memória o momento que alguns destes pararam. Como do Junior, o Maradona, o Roberto Dinamite, o Platini, o Zidane etc.
Nem todos os grandes tiveram este último jogo para dizer adeus. De moleque lembro da comoção quando o Leandro parou de jogar. Quando Socrates encerrou a carreira, mostrava que a geração de 82 começava a chegar ao fim. Romário ainda teve a corrida pelos 1 mil gols antes de dizer adeus. E, pessoalmente, senti falta do Mozer ter um ultimo jogo pelo Flamengo.
Entre todos os grandes nomes, me vem a cabeça a despedida do Zico. Que foi diferente de todas as outras. Naquele Maracanã lotado, triste, 100 mil pessoas chorando, em um jogo Flamengo x Resto do Mundo.
– Fica, fica, fica.
A música “Saudades Do Galinho” do Moraes Moreira pairava.
– E agora como é que eu fico nas tardes de domingo sem Zico no Maracanã.
Ali não era o Zico que encerrava sua carreira, era como se cada um dos milhões de rubro-negros, porque não dizer, de brasileiros, estivessem encerrando parte da sua carreira de torcedor.
Acho que talvez somente o Pelé, o Garrincha, tivessem deixado este gosto no povo. Não sei, não vivi.
E hoje, o Pet vai encerrar a carreira dele e o juiz vai mandar o jogo seguir. A nossa carreira continua. Mas na memória e nas palavras fica o agradecimento ao Petkovic por tudo que ele fez em campo.
* A música Saudades Do Galinho, do Moraes Moreira, foi composta no momento em que o Zico se transferiu para a Udinese.
* Denys Presman é jornalista e brasileiro
Gostou? Comenta, compartilha, divulga!
Presman, muito bom artigo. Vc na hora q colocar os links dos videos deveria por os videos embebbed, assim é mais fácil clicar. No próprio youtube tem o link já pronto. Abrá
Valeu Daniel,
Vou acertar isso.