Sobre a escrita

Posted: 14th dezembro 2010 by Denys Presman in Crônicas, Poesia
Tags: , , , , , , , , ,

Deus criou o mundo, o universo, o homem. Um faz-de-contas tão bem elaborado que apenas artistas conseguem recriar. O escritor, um caso a parte, não contesta o mundo, não contesta Deus, ele apenas se diverte. Escreve, inventa e conta. O que fez Deus? Uma coisa maior. Inventou o sentir, basicamente na figura do amar e do sofrer. Mais que isso, deu a escrita ao homem. Como ele fez? Digo apenas que não existe escrita sem sentimento.

Sim! Foi na possibilidade de sofrer que as primeiras linhas foram escritas. Depois, com o tempo, aprendeu-se também a escrever na alegria. Mas a escrita ainda é em essência uma ciência triste. De pessoas que sofreram por amores não correspondidos e que colocaram toda sua paixão em meia dúzia de palavras.

Este é um texto para ser triste. Um texto brusco formado apenas pelo sentimento primordial que é matéria-prima da escrita. Um texto que não chora porque não sabe chorar. E que termina por aqui…. na metade… sem um fim próprio… mas tendo como próprio o fim de todos os tristes: a eterna vontade de acabar.

** Denys Presman é jornalista e brasileiro

Gostou? Comenta, compartilha, divulga!