O verdadeiro controle da vida

Posted: 15th dezembro 2011 by Denys Presman in Filosofia

A morte é o destino inevitável. A gente não tem controle sobre ela. Se a gente não tem controle, ela não deviaria nos abalar. Só devemos gastar nossas forças nas coisas que podemos agir sobre.

Tá, eu particularmente não acredito que a morte é o fim. Mas isso não faz diferença neste momento.  Viver depois da morte, reencarnar. Isso tudo é fluxo da natureza e muito disto também não está sobre o nosso controle, sobre a nossa vontade.

E o que a gente controla, então? Somente o essencial: nossa conduta. Não direi que é a única coisa que devemos nos preocupar. Direi apenas que é a primeira e talvez a mais importante delas. È o ponto primeiro em um sistema onde os indivíduos são maiores que as crenças.

Nossa conduta é pessoal e única e embora seja, de certa forma, guiada e norteada por normas existentes no mundo, ela obedece uma ética individual. E aí que está o verdadeiro controle. Não é sobre a morte, não é sobre o futuro. É sobre as condutas individuais.

Temos o direito de escolha para decidir que tipo de ser humano seremos. E a partir deste início, do controle sobre nós mesmos, devemos viver em um mundo que não temos controle. E que vem com toda a força para nos minar, para colocar em teste nossas idéias e nosso controle sobre nossa ética e índole pessoal.

E este é o nosso desafio. Enfrentar o mundo e nos tornamos melhores.

 

Denys Presman é jornalista e brasileiro


  1. Luis Bahiana disse:

    Bom post , amigo ! É de fato uma postura adequada ao bem viver….

    Só gostaria de conseguir atingir essa tranquilidade …